“YGAPO – TERRA FIRME” DE DENILSON BANIWA – MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS-MCI
Apresentações de vídeos dos indígenas – 6º piso
“Ygapo Terra Firme” - texto da Paula Borghi
NÃO HÁ TERRA QUE SEMEIE SEM ÁGUA, NÃO HÁ ÁRVORE QUE CRESÇA SEM TERRA. QUANDO AS ÁGUAS DESCEM, O SOLO É COBERTO POR UMA DENSA CAMADA DE MATÉRIA ORGÂNICA QUE CRIA UM GRANDE TAPETE NA FLORESTA AMAZÔNICA.
YGAPÓ, DO TUPI ANTIGO “RAÍZES D´ÁGUA”, É UM ECOSSISTEMA FORMADO NAS MAIS ANTIGAS REGIÕES GEOLÓGICAS DA TERRA, PROVENIENTE DE MILHÕES DE ANOS PARA QUE A FLORA RESISTENTE PUDESSE ENFRENTAR AS CONDIÇÕES DE CONTÍNUAS MUDANÇAS E UM TERRENO POBRE EM NUTRIENTES. A INTERVENÇÃO HUMANA COMO MINERAÇÃO, DESMATAMENTO, BARRAGENS HIDRELÉTRICAS E INCÊNDIOS SÃO OS MAIORES CRIMES CONTRA ESSE ECOSSISTEMA.
YGAPÓ TERRA FIRME É A METÁFORA DA RESISTÊNCIA INDÍGENA, QUE MESMO EM CONSTANTE AMEAÇA EXTERNA VEM PELA COLETIVIDADE E COMPARTILHAMENTO DE SABERES TORNAR POSSÍVEL O VISLUMBRE DE UMA FUTURA EXISTÊNCIA. A DANÇA, O CANTO, O FAZER COM AS MÃOS E A CONEXÃO COM AS FLORESTAS SÃO CAMINHOS PARA A CONTINUIDADE DA CULTURA E DA VIDA. MESMO QUE ÁRVORES CAIAM, SUA MATÉRIA ORGÂNICA TORNA VIÁVEL O NASCIMENTO DE OUTRAS AINDA MAIS FORTES.